domingo, 15 de novembro de 2009

As pimentinhas e seu potencial...



As pimenteiras viraram moda! Elas chamam atenção pelo colorido vibrante dos frutos e espalha-se por aí que protegem contra mau olhado e inveja. Se a pimenteira seca:“- É sinal de que absorveu as energias negativas” – alguém logo diz.
A verdade é que as pimenteiras nasceram para secar. No entanto, é difícil entender porque a plantinha linda que compramos no supermercado, e colocamos na mesa do escritório, não durou muito e logo começou a murchar. Antes que procuremos algum culpado, é melhor esclarecer: É a natureza!
Nossas pimenteiras ornamentais, nada mais são do que espécies selvagens que foram melhoradas ao longo dos anos, para que deêm frutos abundantes, bonitos e sadios, de preferência de uma vez só. Desta forma, formos gradativamente transformando uma espécie perene em anual. Isso não é novidade, é o processo de domesticação natural de muitas plantas. Como exemplos da mesma família da pimenta podemos citar o tomate, o pimentão, a batata e a berinjela.
Além disso, elas saem da estufa, onde têm proteção e as condições perfeitas para o desenvolvimento, e partem em uma difícil jornada até a sua casa ou escritório. Sofrendo solavancos pelo caminho, e muitas vezes ficando dias sem sol ou água no ponto de venda. Não é à toa que adoecem…
Mas é possível fazer elas durarem mais? É sim, mas desta forma elas podem perder o propósito ornamental.
O problema todo gira em torno da floração e frutificação. Estes importantes momentos para a planta são os que consomem todas as suas energias, as fazem enfraquecer e por consequência adoecer e morrer. O raleio dos frutos (arranquio) ajuda a planta a se recompor, mas vai descaracterizá-la.
Adubação, drenagem e irrigação na medida também são imprescindíveis à manutenção da saúde da planta, isso sem falar no controle de pragas e doenças, que pode exigir pulverizações periódicas de defensivos.
Se vamos ajudar uma pimenteira a viver mais, não podemos deixá-la na mesa do escritório, pois lá ela não terá sol pleno (então não poderá produzir seu próprio alimento através da fotossíntese…) e ainda estará a mercê do ar condicionado.
Entenderam porque ela perde seu propósito decorativo? Sem frutos e no jardim, a pimenteira ornamental não se diferencia das outras plantas. Desta forma, é melhor pensar que ela deve se comportar como um crisântemo ou outra anual, e não esperar que seja longeva, mas que seja eterna enquanto dure.
Na próxima vez que for comprar um pimenteira considere qual função ela terá:
decorativa (arranjos, presente): pimenteiras ornamentais anuais adultas em plena frutificação.
decorativa (canteiros no jardim): mudas de pimenteiras bienais ou perenes.
gastronomia (hortas e vasos): mudas de pimenteiras selecionadas por sabor e grau de pungência. E trate ela com muito cuidado e atenção, que ela viverá em todo seu potencial.
Fonte: BLOG do jardineiro


Obs: podem ser encontradas à venda na Propriedade Scheffel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário