domingo, 16 de maio de 2010

Calla colorida...ou copo de leite


Os copos-de-leite se reproduzem por meio de separação de bulbilhos. Tanto em vasos como em canteiros, os copos-de-leite precisam ser plantados em local que receba sol pleno somente durante a metade do dia, pois não suportam calor direto durante todo o dia. Assim, se no local a ser plantado houver incidência de sol pela manhã, é melhor providenciar uma proteção contra o sol da tarde, ou vice-versa.
Em épocas de insolação forte, como no verão, é melhor providenciar sombra. O uso de telas para sombreamento ou de ventos naturais ajuda a manter a temperatura mais amena. Além disso, esse procedimento pode reduzir a incidência da bactéria erwinia. A aplicação de serragem ou bagaço de cana como cobertura morta no canteiro, na camada de 8 a 10 cm, também contribui para diminuir a temperatura do solo e manter a umidade mais constante.
Pode ser cultivado em locais protegidos do vento, a pleno sol ou a meia-sombra, em vasos ou canteiros rente a muros, ou ainda formando conjuntos em terra com muita matéria-orgânica e umidade constante, mas sem excessos.
Como não tolera encharcamento, não deve ser plantado em épocas de chuvas. Caso contrário, é necessário que o solo tenha boa drenagem, preferencialmente do tipo arenoso. "Em substrato ideal, a rega pode ser feita duas vezes por semana", atenta Monique Inês Segeren, diretora da empresa Proclone e produtora de flores. Além da atenção com a umidade dos bulbos, é preciso ter outros cuidados, como remover a terra aderida aos bulbos antes de realizar outros plantios que, em canteiros, deve ser feito respeitando-se o espaçamento ideal, de 20 cm entre bulbos.
As flores se abrem cerca de 60 a 90 dias após o plantio dos bulbos e se mantém florida por cerca de 30 a 40 dias. Uma das razões para o sucesso dessa planta é justamente sua durabilidade em vasos e arranjos florais.
A planta é herbácea e atinge até 90 cm de altura. O copo-de-leite floresce o ano todo, desde que plantado em solo fértil e receba proteção contra o excesso de sol.

Vasos floridos podem ser encontrados na Propriedade Scheffel

Nenhum comentário:

Postar um comentário