domingo, 28 de março de 2010

Culinária do meio rural...mandolato, sagu de laranja, sagu de leite condensado


Sagu de leite condensado


Sagu de Laranja....uma delícia...

A culinária brasileira é tão vasta e variada quanto o próprio território do País. É uma grande mistura de influências regionais e estrangeiras, pratos, maneiras de preparo, aromas e paladares, ou seja, há todo o tipo de cozinha, para todos os gostos.
Dentre esta grande diversidade culinária, existe a que é conhecida como cozinha de fazenda, do interior ou rural. Mesmo assim, não podemos afirmar que é um tipo único de culinária, com determinados pratos, pois, como já mencionamos, a grande extensão do Brasil produz grandes variedades dentro de um mesmo tema. Desta forma, a cozinha do interior, da fazenda ou rural, pode ser bem definida pela cozinha típica mineira, do interior do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Centro Oeste ou de qualquer estado brasileiro, bastando para isso ter as características de cozinha caseira, preparada em regiões rurais e, é claro, ser deliciosa!
As receitas preparadas nas diversas regiões do Brasil variam, mas existem alguns pratos de fama nacional, como as tradicionais feijoadas mineiras, farofas preparadas de muitas maneiras diferentes, o tutu de feijão, arroz carreteiro, o churrasco gaúcho, etc. Não podemos deixar de mencionar os mais deliciosos doces feitos no interior, doces caseiros que conquistaram todo o Brasil, como o doce de leite, a goiabada, marmelada, pães doces, pudins de leite, de pão, além dos queijos deliciosos feitos artesanalmente nas fazendas e sítios e muito mais. Essas delícias da culinária brasileira já fazem parte do imaginário até mesmo de quem vive nas cidades e que têm poucas chances de se deliciar com os pratos da cozinha regional do interior.
Nas fazendas e propriedades rurais de todo o Brasil, a culinária rural faz parte do dia-a-dia de milhões de pessoas que praticamente não conhecem outro tipo de cozinha. Já nas grandes cidades, existem restaurantes especializados neste tipo de culinária, que fazem sucesso pela sua simplicidade e pelo sabor de seus pratos.
Até mesmo fora do País, alguns empreendedores brasileiros do setor de gastronomia estão se aventurando e oferecer, nos Estados Unidos, Europa e até mesmo no Japão, alguns pratos da culinária rural brasileira, como o churrasco gaúcho, feijoadas e outras delícias típicas da cozinha brasileira rural.

Algumas receitas...

Mandolato
Doce conhecido também como torrone no Rio Grande do Sul
INGREDIENTES:
1 quilo de mel
2 quilos de açúcar
2 quilos de amendoim torrado e moído
2 claras em neve
MODO DE PREPARO:
Coloque o mel para ferver. Depois que ferveu, é preciso o auxilio de outra pessoa para mexer o doce. Então, coloque o açúcar.
A consistência vai variar conforme o tempo de fervura. Até cinco minutos o mandolato fica mais mole. Já quem gosta do doce mais firme, pode deixar em fogo médio por até dez minutos.
Depois que ferveu, coloque para esfriar um pouco. Enquanto esfria, bata as claras em neve. Elas são misturadas com o amendoim torrado e moído e depois com a pasta de mel e açúcar. Então, depois de misturados, despeje em cima de uma tábua. Quem não tem, pode despejar em cima de uma pia que seja lisa e que dê para cortar as barrinhas.
O corte varia do tamanho que se quer o tablete. Depois, é só enrolar as barrinhas uma a uma no papel manteiga e está pronto para saborear.

Sagu de Laranja
INGREDIENTES:
½ Kg de Sagu
1200 ml de suco de laranja
açúcar a gosto
chá de cravos a gosto (opcional)
MODO DE PREPARO:
Coloque em uma panela aproximadamente 5 litros de água. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Acrescente o sagu. Mexa, deixe por 2 ou 3 minutos no fogo e desligue. Após desligar o fogo, mexa em intervalos de 5, 10, 20 e 40 minutos ou até esfriar para não empelotar. Deixe de molho nesta água por 8 a 12 horas. Após esse tempo, as bolinhas de sagu deverão ter absorvido mais ou menos três litros de água, aumentando o volume. Passe o sagu por uma peneira para eliminar o líquido restante. Coloque novamente o sagu em uma panela, acrescente o suco de laranja, açúcar a gosto. Leve o fogo até levantar fervura. Desligue. Mexa de vez em quando. Leve à geladeira.
Observações:
Caso o sagu, após esfriar, fique consistente, poderá ser acrescentado mais suco de laranja e sem precisar levar ao fogo. Prove, acerte o açúcar e sirva com sagu de vinho, sozinho ou com creme de sua preferência.

Sagu de Leite Condensado
INGREDIENTES:
½ Kg de Sagu
1200 ml de leite integral
1 ou 2 latas de leite condensado
açúcar a gosto
baunilha neutra
MODO DE PREPARO:
Coloque em uma panela aproximadamente 5 litros de água. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Acrescente o sagu. Mexa, deixe por 2 ou 3 minutos no fogo e desligue. Após desligar o fogo, mexa em intervalos de 5, 10, 20 e 40 minutos ou até esfriar para não empelotar. Deixe de molho nesta água por 8 a 12 horas (fazer preferencialmente a noite). Após esse tempo, as bolinhas de sagu deverão ter absorvido mais ou menos três litros de água, aumentando o volume. Passe o sagu por uma peneira para eliminar o líquido restante. Coloque novamente o sagu em uma panela, acrescente o leite integral, leite condensado, açúcar a gosto. Leve o fogo até levantar fervura. Desligue. Mexa de vez em quando. Leve à geladeira.
Observações:
Caso o sagu, após esfriar, fique consistente, poderá ser acrescentado mais leite integral / leite condensado e sem precisar levar ao fogo. Prove, acerte o açúcar e sirva com sagu de vinho, sozinho ou com alguma fruta em calda de sua preferência.

Fonte:
Rural News
Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário